Perfil
Fundado em 1997 pela arquiteta Alessandra Pires, o A1 Arquitetura sediado em Pinheiros, é um escritório declaradamente envolvido com a busca por uma arquitetura de qualidade, que represente o lugar e as pessoas para as quais se destina. O A1 desenvolve projetos residenciais, comerciais, corporativos, institucionais e de interiores. Uma atmosfera de comprometimento e responsabilidade acompanha todas as fases do projeto. Uma equipe participativa e fidelizada acompanha cuidadosamente questões técnicas e operacionais inerentes as fases de projeto, do planejamento e da viabilização da obra. Os principais atributos trabalhados pelo A1 nos projetos são a responsabilidade, a qualidade técnica e a elegância.

Os projetos tem como partido arquitetônico principal a integração visual e física entre os espaços. A integração, esse elemento marcante na obra do escritório A1 Arquitetura, acontece a partir das aberturas generosas e da circulação marcante e contínua.

O projeto de arquitetura é desenvolvido pela arquiteta Alessandra Pires, que supervisiona e acompanha todas as fases de desenvolvimento.  A equipe do escritório conta com um núcleo de arquitetos que forma o estúdio, com funcionários responsáveis pela administração e, também, com colaboradores externos que trabalham a partir de princípios de padronização estabelecidos internamente.

Cada projeto do escritório é designado a um responsável, gerenciado diariamente e desenvolvido sob certas premissas, o que garante atingir o padrão do escritório. 

Os trabalhos do A1 Arquitetura já foram amplamente publicados em livros, em conceituados jornais do país, em conhecidas revistas da área e também em catálogos de publicação. 

O A1 Arquitetura surgiu da materialização de um sonho, um sonho de um escritório que produzisse arquitetura de qualidade, onde as pessoas trabalhariam satisfeitas, realizadas, desenvolvendo-se profissionalmente continuamente. Um escritório onde as pessoas, os clientes, encontrassem seus ideais de casa e de vida. 

O espaço arquitetônico é um poderoso agente, ele pode criar diferentes condições de vida, pior ou melhor. A idéia é contribuirmos para uma vivência melhor, é criar um espaço organizado para um cotidiano feliz e em harmonia.